segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Teoria do Big Bang

A origem do Universo é um dos assunto mais debatidos entre os religiosos, filosófos e cientistas. O universo é o objeto de estudo onde tentam revelar os seus mistérios.Cientistas como Albert Einstein, Edwin Hubble e Stephen Hawking são os mais famosos e aceitos modelos quanto ao desenvolvimento do universo.
A Teoria do Big Bang descreve o desenvolvimento do universo do momento imediatamente posterior ao seu surgimento até os dias de hoje. Trata-se de um dos diversos modelos científicos que tentam explicar por que o universo é da maneira que é. A teoria faz diversas previsões, muitas foram confirmadas por meio de observações.
Um dos mais importantes conceitos, quando se fala do Big Bang, é o de expansão. O Big Bang explica a expansão do espaço em si, o que por sua vez significa que tudo que estava contido dentro desse espaço está se afastando de tudo mais.
Como seria o universo no início do big bang? De acordo com a teoria, era extremamente denso e extremamente quente. Havia tanta energia no universo naqueles primeiros momentos que a matéria, tal qual conhecemos, não podia surgir. Mas o universo se expandiu rapidamente, o que significa que foi ficando menos denso e se resfriando. À medida que se expandia, a matéria começou a se formar e a radiação começou a perder energia. Em apenas alguns segundos, o universo se formou a partir de uma singularidade que se estendeu pelo espaço.
O resultado do big bang foi a formação das quatro forças básicas do universo:eletromagnetismo,interação nuclear forte,interação nuclear fraca,gravidade.
No começo do Big Bang, essas forças eram todas unificadas. Foi apenas pouco de seu início que elas se separaram para a forma que hoje se apresentam.