sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mesopotâmia: religiões

Os povos mesopotâmicos eram politeístas, isto é, adoravam diversas divindades, e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal, não acreditavam em recompensas após a morte, acreditavam em crença em gênios, demônios, heróis, adivinhações e magia. Seus deuses eram numerosos com qualidades e defeitos, sentimentos e paixões, imortais, despóticos e sanguinários.
Cada divindade era uma força da natureza como o vento, a água, a terra, o sol, etc, e do dono da sua cidade. Uma deusa que ganhou muita importância na Mesopotâmia foi Ishtar. Era representada nua e simbolizava o poder da natureza e da fertilidade.
Os mesopotâmicos também acreditavam na existência de heróis, demônios e gênios. Praticavam adivinhações e magias. Construíram zigurates, espécies de templos em formato de pirâmides, e acreditavam que os deuses habitavam estas construções. Os principais deuses da região mesopotâmica são:- Enlil - deus do vento e das chuvas- Shamach - deus do Sol- Ishtar - deusa da chuva, da primavera e da fertilidade- Marduque-deus protetor da cidade da Babilônia- Anu - deus do Céu.

(http://www.sohistoria.com.br/ef2/mesopotamia/p4.php)

Nenhum comentário:

Postar um comentário